Impacto da Heurística da Ancoragem na Estimativa de Preços de Imóveis por Corretores Profissionais

Thalita Alves de Oliveira, Fernanda Maciel Peixoto, André Francisco Alcântara Fagundes

Resumo


OBJETIVO
Este estudo tem como objetivo verificar a influência da heurística da ancoragem e sua possível relação com as estimativas de preços de imóveis realizadas pelos corretores profissionais de imóveis.

METODOLOGIA
Para este estudo empreendeu-se um experimento que seguiu a proposta de Jacowitz e Kahneman (1995). Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário composto por perguntas de caráter quantitativo e qualitativo, que considerou a ancoragem por meio de três grupos retirados de uma mesma população, que são: o grupo de calibragem e dois grupos experimentais (grupo de âncora alta e grupo de âncora baixa). Os dados foram coletados no mês de março de 2014, tendo participado da pesquisa uma amostra de 150 corretores de imóveis da cidade de Uberlândia-MG.

RESULTADOS E CONCLUSÕES
Os resultados apontaram que no grupo de âncora alta o índice de ancoragem foi de 1,285, o que significa que as medianas das estimativas dos grupos com a âncora estabelecida se moveram mais que 128% em direção ao valor inicialmente proposto para o imóvel. Já no grupo de âncora baixa, o índice de ancoragem teve menor expressividade, apresentando 0,209, ou seja, as medianas das estimativas deste grupo se moveram mais que 20% em direção ao valor colocado como âncora. Assim, como resultado, foi demonstrado que existe ancoragem na estimativa de preços por corretores profissionais de imóveis na cidade pesquisada. Portanto, os resultados sugerem que os grupos de ancoragem influenciam na avaliação do imóvel e no grau de confiança do corretor com relação a esse imóvel. Ademais, buscou-se analisar se as características sócio-demográficas dos corretores influenciavam a avaliação do imóvel e seu grau de confiança, todavia não se encontrou suporte para essa suposição.

IMPLICAÇÕES PRÁTICAS
A partir dos resultados desta pesquisa, que sugerem a influência da ancoragem tanto na avaliação dos imóveis como no grau de confiança dos corretores, emergem implicações práticas para o estudo. A principal destas implicações é que com esses resultados os corretores podem se conscientizar do viés a que estão sujeitos no processo de avaliação e buscar realizar estimativas mais precisas, podendo aprimorar essa atividade profissional, participando, por exemplo, de cursos sobre avaliação de imóveis, além de buscar melhor compreensão a respeito dos vieses cognitivos a que estão sujeitos.

PALAVRAS-CHAVE
Ancoragem; Mercado Imobiliário; Finanças Comportamentais.


IMPACT OF THE ANCHORING HEURISTIC ON ESTIMATING THE PRICE OF REAL ESTATE

OBJECTIVE
This study aims to investigate the influence of the anchoring heuristic and its possible association with the estimates of prices made by real estate brokers in Uberlândia/MG.

METHODOLOGY
For this study was undertaken an experiment that followed the proposal Jacowitz and Kahneman (1995). The instrument of data collection was a questionnaire consisting of questions of quantitative and qualitative nature, which considered the anchor through three groups drawn from the same population, which are: the calibration group and two experimental groups (high anchor group and low anchor group). Data were collected in March 2014, having participated in the survey a sample of 150 realtors in the city of Uberlândia-MG.

RESULTS AND CONCLUSIONS
In the High Anchor group, the anchoring index was 1.285, which means that the median of the estimates of the groups with the established anchor moved more than 128% towards the value placed as proposed in the questionnaire. In the Low Anchor group, the anchoring index had lower expression, showing 0.209, which means the median of the estimates of this group moved more than 20% towards the value placed as an anchor. Therefore, as a result, it was shown that there is anchorage in the estimation of prices by professional brokers in this city. Thus, the results suggest that the anchor groups influence the property valuation and the degree of confidence broker regarding his valuation. In addition, we sought to examine whether the socio-demographic characteristics of brokers influenced the property valuation and its degree of confidence, however not found support for this assumption.

PRACTICAL IMPLICATIONS
From the results of this research, that suggested the influence of anchoring both the valuation of the properties as the degree of confidence of brokers, emerging practical implications for the study. Brokers can be aware of the bias to which they are subject in the process of evaluation and seek to perform more accurate assessments, which may improve this professional occupation, seeking, for example, courses on real estate evaluation, and also seeking better understanding of the cognitive biases to which they are subject.

KEYWORDS
Anchoring; Real Estate Market; Behavioral Finance.

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ISSN: 2176-8854

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