O Problema de Agência Aplicado aos Fundos de Investimento Multimercados

Raphael Moses Roquete, Flávia Schwartz Maranho, Marcelo Cabus Klotzle, Antonio Carlos Figueiredo Pinto

Resumo


OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é investigar indícios de um problema de agência nos fundos de investimento multimercados no Brasil, a partir da análise do desempenho destes fundos nos inícios e encerramentos dos semestres, período caracterizado pelo pagamento de taxa de performance aos gestores que rentabilizam mais do que o respectivo benchmark.

METODOLOGIA
O método utilizado na tentativa de se capturar uma possível inflação da cota nos fechamentos dos semestres foi um modelo de regressões de dados em painel. A variável dependente foi definida como o retorno anormal diário, enquanto que as variáveis explicativas foram definidas como constantes (variáveis dummies) e construídas de forma a capturar o problema de agência nos fechamentos dos períodos.

RESULTADOS E CONCLUSÕES
Os resultados sugerem que há evidências de problema de agência em algumas subclassificações ANBIMA, pois alguns fundos apresentaram retornos anormais negativos no dia posterior ao encerramento do primeiro semestre. O retorno anormal negativo pode estar associado a um encerramento de posição ou mesmo redução de alavancagem do final do período anterior.

IMPLICAÇÕES PRÁTICAS
As atividades e decisões dos gestores de fundos multimercados carecem de atenção por parte, especialmente, de seus investidores. Os indícios de problemas de agência encontrados nesta pesquisa sugerem que os atuais mecanismos de monitoramento utilizados pelos investidores podem não ser suficientes para garantir que seus interesses sejam privilegiados em detrimento dos interesses pessoais dos gestores.

PALAVRAS-CHAVE
Problema de agência; fundos multimercados; retorno anormal.


THE AGENCY PROBLEM APPLIED TO HEDGE FUNDS


OBJECTIVE
The objective of this work is to investigate evidences of an agency problem on Brazilian hedge funds, from the analysis of the performance of these funds at the beginning and ending of semesters, a period characterized by the payment of performance rate to the managers that overcame the benchmark.

METHODOLOGY
The methodology used in an attempt to capture a possible inflation share at the end of the semesters was a data panel regressions model. The dependent variable was defined as the daily abnormal return, whereas the explanatory variables were defined as constants (dummies variables) and constructed to capture the agency problem in the end of the periods.

RESULTS AND CONCLUSIONS
The results suggest that there is evidence of agency problem in some ANBIMA sub-classifications, because these funds showed abnormal negative returns on the day after the end of the first half. The unusual negative return can be associated with a closeout or reduction of the leverage at the end of the previous period.

PRACTICAL IMPLICATIONS
The activities and decisions of hedge fund managers need attention, especially from its investors. The evidence of agency problems found in this study suggests that the current monitoring mechanisms used by investors may not be enough to ensure that their interests are privileged at the expense of the personal interests of the managers.

KEYWORDS
Agency problem; hedge funds; abnormal return.

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ISSN: 2176-8854

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