Variáveis Influenciadoras na Seleção de Terrenos para Expansão Orgânica no Varejo: Um Estudo Econométrico para Estimar as Vendas das Futuras Lojas

Christiano Luiz de Figueiredo Moreira

Resumo


Este artigo se propõe a discutir os determinantes da venda no varejo. Com uma análise cross section foi mensurada a relevância de fatores usualmente utilizados na estimação de vendas de 59 lojas, concluindo-se pela significância da porcentagem de população na faixa de renda alvo do empreendimento, pela metragem do piso de vendas e pelo número de vagas para automóveis

Referências


Appleamaum, W. (1964, May). Methods for Determining Store Trade Areas, Market Penetration and Potencial Sales. Journal of Marketing Research , pp. 127-141.

Banco Alfa. (2008). Acesso em 30 de 10 de 2008, disponível em Banco Alfa: http//:www.bancoalfa.com.br

Bazerman, M. (2004). Processos decisórios – para cursos de Administração, Economia e MBAs (5ª ed. ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Dellaert, B., Arentse, T., Bierlaire, M. A., & Timmermans, H. (1998). Investigating Consumers Tendency to Combine Multiple Shopping Purpose.

Ferreira, V. R. (2008). Psicologia Econômica. Estudo do comportamento econômico e da tomada de decisão. Rio de Janeiro: Elsevier.

Gianetti, E. (1997). Auto-engano. São Paulo: Cia. Das Letras.

Gonzáles-Benito, O. J. (2005). The Role of Geodemographic Segmentation in Retail Location Strategy. International Journal of Market Search , pp. 295-316.

Huff, D. (1964, July). Defining and Estimating a Trade Area. Journal of Marketing , pp. 37.

Lane, S. (1983). Que é Psicologia Socia (5ª ed. ed.). São Paulo: Brasiliense.

Lei 11033 de 2004. (2004). Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/Mpv/206.htm

Lima, V. M. (2003). Um Estudo sobre Finanças Comportamentais. RAE Eletrônica , Vol.2, Nr.1, 4-5.

Mankiw, G. N. (1999). Introdução à Economia: Princípios de Micro e Macroeconomia. Rio de Janeiro: Campus.

Parente, J. (2000). Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia. São Paulo: Editora Atlas.

Peterson, R. (2008). Desvendando a mente do investidor: o domínio da mente sobre o dinheiro. Rio de Janeiro: Elsevier.

Pindyk, R. S., & Rubinfeld, D. L. (2002). Microeconomia (5ª ed. ed.). São Paulo: Prentice Hall.

Psicologia on-line. (2008). Acesso em 28 de 10 de 2008, disponível em Psicologia on-line: http://www.pol.org.br

SABE. (2008). Acesso em 28 de 10 de 2008, disponível em SABE-Society for the Advancement of Behavioural Economics: http://usask.ca/economics/SABE


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

_______________

Revista de Finanças Aplicadas

ISSN: 2176-8854

Contador Estatístico

Indexadores e diretórios

DOI Logotipo Gale Cengage Learning DOAJ

Adicionais
Gale Cengage Learning
Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Livre - Revistas de Livre Acesso
Sumários - Sumários de Revistas Brasileiras
PKP - Public Knowledge Project