Impacto do Financiamento Estudantil Sobre o Desempenho Financeiro das Ações de Grupos Educacionais de Capital Aberto
Resumo
Os diversos tipos de incentivos para melhorar a educação, sobretudo por meio de financiamento estudantil oferecido pelo governo brasileiro, aumentou o número de alunos matriculados no ensino superior, o que gerou maior desempenho financeiro nas instituições de iniciativa privada. Este artigo verificou se as mudanças nas regras do Financiamento Estudantil (FIES) influenciaram o desempenho financeiro das ações de grupos educacionais no período de 2013 a 2015. A partir do Exchange Traded Fund, tendo como referência o Ibovespa (ETF BOVA), cinco instituições foram analisadas, sendo coletados os valores dos preços de fechamento, totalizando 496 observações. Os resultados indicaram que as modificações no acesso ao FIES influenciaram negativamente o retorno das ações, exceto na Kroton Educacional. A queda apresentada pelo retorno das ações educacionais mostrou-se maior do que o apresentado pelo mercado, trazendo a luz a possível relação causal entre a redução do financiamento estudantil e percepção do mercado de retornos futuros menores, o que pressiona os preços e retornos das respectivas ações a níveis menores ao evento. O artigo contribui com a área ao demonstrar que apesar das IES apresentarem rendimentos passados atrativos, as mesmas estão susceptíveis a riscos políticos e de regulamentação.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
_______________
Revista de Finanças Aplicadas
ISSN: 2176-8854
Contador Estatístico
Indexadores e diretórios
Adicionais
Gale Cengage Learning
Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Livre - Revistas de Livre Acesso
Sumários - Sumários de Revistas Brasileiras
PKP - Public Knowledge Project