O Impacto da Concentração Bancária na Alavancagem das Empresas na América Latina
Resumo
LATINA.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é investigar o impacto da concentração bancária na alavancagem de empresas
na América Latina (Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai), fazendo referência às teorias Market Power
e Relationship-based.
METODOLOGIA
A metodologia consiste na aplicação do Método dos Momentos Generalizados (GMM) de dois passos,
controlando variáveis das empresas e macroeconômicas.
RESULTADOS E CONCLUSÕES
Os resultados mostram relação negativa significativa entre o grau de concentração e o nível de alavanca-
gem das empresas da amostra (565 empresas, no período de 2010 a 2014). Das variáveis de controle das
empresas, a tangibilidade se mostrou significante a 1%, enquanto nas variáveis macroeconômicas a infla-
ção foi significante negativa a 5%, ratificando que em períodos de estresse inflacionário, as empresas
tendem a enfrentar ofertas de crédito mais caros, recorrendo assim a recursos próprios.
IMPLICAÇÕES PRÁTICAS
Os bancos têm papel fundamental enquanto provedores de recursos para as empresas. Entender o im-
pacto das mudanças na estrutura do setor na relação com as empresas é de extrema importância, espe-
cialmente para os órgãos reguladores.
PALAVRAS-CHAVE
Concentração bancária, índice Herfindahl-Hirschman, alavancagem, América Latina, Método dos Momen-
tos Generalizados.
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