Investimento em Valor Contrário no Brasil: Overreaction ou Efeito Tamanho?

Odilon Saturnino, Valéria Saturnino, Pierre Lucena, Charles Carmona, Luiz Fernando Araújo

Resumo


Diante da suposição de movimentos opostos dos preços das ações em função do comportamento dos investidores, os quais podem se utilizar dessa estratégia para aproveitar momentos de recessão na economia, o presente trabalho consistiu em uma análise da estratégia de investimento em valor contrário no Brasil, a qual consiste na compra de ações perdedoras com a expectativa de reversões futuras de longo prazo. Tendo como base bibliográfica essencial estudos realizados no mercado norte-americano e no Brasil, foram calculados os retornos mensais das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa, referentes ao período de janeiro de 1995 a dezembro de 2010, sendo formadas carteiras rebalanceadas a cada ano, até 2005, e analisado o desempenho em períodos de trinta e seis e sessenta meses posteriores. Obtiveram-se os dados da pesquisa no sistema Economática, entre eles, as cotações e tamanho das empresas, mensurado pelo valor de mercado. Com auxílio dos softwares SPSS 17.0 e Eviews 7.0, foram realizados testes estatísticos de comparação de médias entre os retornos nos períodos de formação e análise, e regressões de séries temporais e com os dados em painel. Os testes de comparação de médias e de séries temporais indicaram haver respaldo para a estratégia de overreaction no período analisado, não sendo rejeitada a sua hipótese. Adicionalmente verificou-se que a estratégia contrária não pode ser explicada pelo valor de mercado das empresas, conforme resultado da análise de regressão em painel, não sendo as reversões de retorno explicadas pelo tamanho das empresas.

Palavras-Chave: Estratégia Contrária, Tamanho, Regressão em Painel.


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ISSN: 2176-8854

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